20.11.2019 - 16:03

Aumentar fonte Aumentar fonte Diminuir fonte Diminuir fonte


Thiago Lucena é destaque em 4 categorias da comunidade de inovação no mapeamento da Associação Brasileira de Startups

O Pólo de Tecnologia Extremo Oriental das Américas (Extremotec), projeto idealizado pelo parlamentar, também é apontado como ferramenta para financiamento e incentivo para desenvolvimento de Startups.



O vereador de João Pessoa, Thiago Lucena (PMN), foi destaque da comunidade de inovação pessoense no Mapeamento de Comunidades Emergentes da Associação Brasileira de Startups (Abstartups 2019) – Região Nordeste, nas categorias eventos para inspirar (Mindset Talks e Mindset Experience), eventos de conteúdo técnico ou mais avançado e evangelistas. O Pólo de Tecnologia Extremo Oriental das Américas (Extremotec), projeto idealizado pelo parlamentar, também é apontado como ferramenta para financiamento e incentivo para desenvolvimento de Startups.
 
O Extremotec foi adotado pela gestão municipal e tem a missão de fomentar negócios por meio de benefícios fiscais e garantiu um aumento, apenas no primeiro ano, em 2018, de 45% na arrecadação do Imposto Sobre Serviço (ISS), tendo um imposto a 2%. Ou seja, teve uma redução de 60% no valor do ISS, mas garantiu um aumento de 45% na arrecadação.
 
“O Extremotec vai além de um programa de isenção fiscal. Ele representa uma realidade concreta para o desenvolvimento da economia criativa da nossa cidade, colaborando para a construção de novas bases que geram crescimento econômico e tecnológico. Ele também se constitui na oportunidade para que escolas e universidades, estudantes e pesquisadores possam apresentar soluções que solucionem problemas da cidade e que acabam interferindo na realidade da vida das pessoas”, explicou
 
O Programa de Comunidades da Abstartups nasceu para dar mais visibilidade e conexão para as comunidades de startups de todo país. “A capital paraibana vem se consolidando quando o assunto é inovação. Já temos várias iniciativas que merecem destaque nesse universo das startups. Ter o reconhecimento de projetos que envolvem o meu nome e rodeado de pessoas que me inspiram, no mapeamento de comunidades emergentes da abstartups é ter a consciência de que venho desenvolvendo um trabalho de qualidade não só no cargo político que exerço, mas também enquanto cidadão”, destacou Thiago.
 
Na Paraíba, o mapeamento é realizado em João Pessoa e na cidade de Campina Grande, somando 58 iniciativas pela StartupBase. Na categoria eventos, para inspirar o projeto de Thiago Lucena quem se destaca são o Mindset Talks e o Mindset Experience. Nesse item estão eventos abertos para receber novos entrantes nas comunidades, curiosos e para startups em estágio inicial.
 
Na categoria eventos de conteúdo técnico ou mais avançado estão os eventos, temáticos ou não, para compartilhar conhecimentos e habilidades. Eventos de grupos de programação, associações, hackathons, e semelhantes. Nessa categoria, se destaca o projeto Cursos Profissionalizantes Extremotec, fruto de uma indicação do parlamentar.
 
Já na categoria evangelista o nome do vereador Thiago Lucena se destaca por se enquadrar entre os líderes de comunidade e mentores frequentes que puxam atividades no ecossistema e pessoas que costumam palestrar em eventos sobre empreendedorismo startups.
 
O mapeamento - Os mapeamentos de comunidades emergentes são uma iniciativa da Associação Brasileira de Startups. A abstartups existe para construir o ambiente ideal para as startups transformarem o país. Nós inspiramos, capacitamos, conectamos e advogamos pelas startups, porque acreditamos no papel da inovação como motor de transformação positiva para o país.


Comentários

Colunistas

ver todos os colunistas

Vídeos

O Mundo é Uma Cabeça - Chico Science e o Mangue Beat

O Mundo é Uma Cabeça - Chico Science e o Mangue Beat


PARRÁ CONTA SUA HISTÓRIA, COM HUMOR

PARRÁ CONTA SUA HISTÓRIA, COM HUMOR


ver todos os vídeos

Mais lidas